Economia real desmente fim do mundo

Recentes notícias apontam para melhora da economia no segundo semestre. Vamos a elas:

image001Indústria – De junho para julho, o IBGE aponta 0,7% de aumento na produção industrial. O Valor Econômico da quarta (3) publica: “o crescimento interrompe sequência de cinco meses de queda e deve ser seguido por outras pequenas marcas positivas no próximo semestre”.

Capital aberto – O lucro líquido de 362 empresas de capital aberto cresceu 11,46% no segundo trimestre. Informação da consultoria Economatica também publicada pelo Valor.

Balança comercial – Superávit (exportações maiores que importações) de US$ 1,168 bilhão em agosto. Sexto resultado positivo consecutivo em 2014.

Construção – As vendas da indústria de materiais de construção cresceram 7,1% sobre junho, com viés de queda em relação a 2013: dados de associação empresarial do setor, que prevê crescimento de 2% no ano.

Supermercados – Vendas em julho tiveram alta de 3,14%.

Salários – Categorias continuam a obter ganho real. Balanço do Dieese, no primeiro semestre, aponta aumento real em 93% dos acordos. No Paraná, o Sindicato dos Metalúrgicos indica outro avanço: o Piso Regional teve ganho real de 42,8% em oito anos.

Petrobras – O Brasil produziu 2,267 milhões de barris de petróleo por dia, em julho. Aumento de 14,8% comparado ao mesmo mês de 2013.

Guarulhos – Agência Sindical ouviu Rodolfo Viana, economista da subsecção do Dieese nos Metalúrgicos de Guarulhos. Ele acompanha o mercado de trabalho da categoria local e aponta corte de empregos no segmento, mas observa que a incidência de demissões (muitas por rotatividade) tem viés de queda.

Produção total de petróleo e gás é recorde em julho.

Fonte: Agencia Sindical